O açúcar é o termo usado para carboidrato cristalizado, existe uma grande variação de açúcar hoje no mercado e temos até açúcar de beterraba, mas vamos falar do que vem da cana de açúcar.
O açúcar causa no organismos diversas reações como por exemplo ele aumenta a liberação de serotonina e dopamina são hormônios que causam a alteração de humor e sensação de prazer, por isso acabamos nos tornando tão dependentes e relutantes em parar de consumir.
A baixo segue a lista de 6 tipos de açucares do Pior para o melhor:
É o açúcar refinado mais a adição de adoçante, é obtido a partir do açúcar refinado, quando o adoçante artificial chamado sucralose. Com o poder de dulçor 600 vezes maior que o da sacarose, o adoçante garante que a ingestão calórica seja menor, quando comparado ao consumo de açúcar refinado.
Açúcar Refinado
Em relação as calorias, o açúcar refinado tem maior teor calórico, é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos – desconhecidos em sua maioria –, sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. (Dizem que é usado até Cal - não consegui confirmar a informação)
Após o peneiramento do açúcar para a separação dos grãos que vão dar origem ao açúcar refinado e de confeiteiro, é adicionado amido de arroz e amido de milho. A finalidade da junção é evitar a aglomeração dos pequenos cristais, formando assim, o açúcar de confeiteiro.
Para que o resultado seja este tipo de açúcar, o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e, por último, pela secagem. Perde 90% dos sais minerais. A partir do açúcar cristal outros tipos de açúcar, como o refinado e o confeiteiro, são obtidos. O açúcar cristal, portanto, passa por menos processos na hora de ser preparado.
Açúcar Demerara
Preserva o melaço da cana de açúcar, porém é um pouco mais processado do que o mascavo. A vantagem dele é que não altera o sabor nem a cor das preparações.
É uma opção bem interessante pra quem quer melhorar a alimentação, deixando-a mais natural, sem alterar o sabor das receitas. Não tem aditivos químicos.
Açúcar Mascavo
Por não passar pelo processo de refinamento, a qualidade nutricional do açúcar mascavo é melhor, em relação ao açúcar refinado. Ele apresenta vitaminas e minerais que não estão presentes na versão refinada, ele preserva o ferro, sais minerais e cálcio e também não tem aditivos químicos.
O uso em excesso de açúcar pode causar diversos problemas no organismo:
- Problemas no figado e no pâncreas;
- Perda lenta e constante de magnésio: infecções, câncer.
- Perda lenta e constante de cálcio: cáries, osteoporose.
- Precipitação e retenção de sais de cálcio: arteriosclerose.
- Perda lenta e constante de vitaminas do complexo B, zinco e cromo: baixa imunidade, câncer de próstata e diabetes.
- Formação de placas bacterianas no sulco gengival: doença periodontal.
- Acidificação constante do sangue: o organismo rouba cálcio dos ossos para neutralizar essa acidificação; desequilíbrio imunológico.
- Perturbação do metabolismo glicídio: hiperglicemia, depressão e diabetes.
- Perturbação do metabolismo lipídico: obesidade e arteriosclerose.
Faça um rodizio de açúcar, use mel ou melado também para adoçar.
Cuide das quantidades, consuma as frutas o açúcar natural delas sem adicionar outro.
Cuide das quantidades, consuma as frutas o açúcar natural delas sem adicionar outro.
Espero que tenham gostado.
Fonte: Ahau, Mãe Terra, Dicas na net, saúde com ciência, minha vida.
Interessante!
ResponderExcluirHa tempos que diminuo o sal e açucar da minha alimentação... Nada em excesso é bom mesmo u.u
Bem... Eu só estou avisando os seguidores do meu blog que por motivos de força maior eu tranquei ele. Mas é possível enviar um pedido de autorização para visualizar através do meu email: jucerejeira@gmail.com
Só avisando o seu email e quem você é ;)
Agradeço a compreensão :)!!!
att,